Aguarde, carregando...

Domingo, 28 de Junho 2026
Carregando jogos...
Geral

Após 12 dias de paralisação, servidores municipais encerram greve

Reajuste salarial escalonado e aumento no vale-alimentação foram decisivos para o fim do movimento

Reporter Medeiros
Por Reporter Medeiros
Após 12 dias de paralisação, servidores municipais encerram greve
Índice de 4,83% será pago em quatro parcelas até abril do ano que vem. (Foto: Divulgação/Jonas Reis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os servidores municipais de Porto Alegre decidiram encerrar, neste sábado (12), a greve que durava 12 dias. A decisão foi tomada durante assembleia organizada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), após a categoria aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Executivo municipal.

Detalhes do acordo

O reajuste aceito será escalonado, totalizando 4,83%, distribuídos em quatro parcelas:

O vale-alimentação também terá aumento de 10%, parcelado da seguinte forma:

  • 5% a partir de maio de 2025

  • 5% em agosto de 2025

A prefeitura se comprometeu ainda a abonar os dias parados mediante compensação. No caso da Educação, os dias letivos serão ampliados no calendário escolar de 2025.

Também ficou acertado que haverá uma nova rodada de negociações em setembro, com o objetivo de tratar de perdas salariais acumuladas, especialmente as decorrentes da ausência de reposição inflacionária desde 2023.

Contexto e reações

A greve foi deflagrada em razão da insatisfação dos servidores com a defasagem salarial, que, segundo o Simpa, chega a 33,4% desde o início da gestão anterior. Embora o fim do movimento tenha sido aprovado, o sindicato destacou que a proposta ainda está longe de suprir as necessidades da categoria. Vereadores presentes nas negociações também avaliaram o acordo como insuficiente.

O prefeito Sebastião Melo defendeu a proposta como resultado de um esforço de responsabilidade fiscal. Segundo ele, o município enfrenta sérias restrições orçamentárias, agravadas pela enchente de maio de 2024, que exigiu redirecionamento de verbas emergenciais.

Retorno ao trabalho e continuidade da mobilização

Com o fim da paralisação, os servidores devem retornar ao trabalho na segunda-feira, 14 de abril. O Simpa informou que a mobilização continuará nos locais de trabalho e nas comunidades. Uma nova assembleia está prevista para o mês de maio, a fim de avaliar os desdobramentos do acordo e os avanços nas pautas ainda pendentes.

FONTE/CRÉDITOS: Redação PoaNews - Marcos Medeiros
Reporter Medeiros

Publicado por:

Reporter Medeiros

Jornalista e assessor de comunicação, com atuação em produção de conteúdo informativo, institucional e sindical. Desenvolve reportagens e projetos estratégicos com foco em credibilidade, transparência e responsabilidade social.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp PoaNews
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR