Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Geral

Bernadete Vidal: A Trajetória da única vereadora cega de Porto Alegre

Advogada e parlamentar por três mandatos, Bernadete Vidal faleceu aos 74 anos, deixando um legado de luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Reporter Medeiros
Por Reporter Medeiros
Bernadete Vidal: A Trajetória da única vereadora cega de Porto Alegre
O legado de Bernadete Vidal é reconhecido por diversas instituições e lideranças políticas. Seu trabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre e seu ativismo na Acergs foram fundamentais para avanços nas políticas públicas voltadas à acessibilidade e aos di
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Bernadete Vidal, a única mulher cega a exercer o cargo de vereadora em Porto Alegre, faleceu nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, aos 74 anos. Ela estava internada no Hospital Mãe de Deus desde o dia 7 de fevereiro e veio a óbito devido a complicações decorrentes de uma cirurgia para a retirada de um tumor.

Nascida em Cachoeira do Sul em 24 de março de 1950, Bernadete formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), superando barreiras impostas pela deficiência visual e se tornando uma voz ativa na política e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Carreira Política e Compromisso Social

Publicidade

Leia Também:

Bernadete iniciou sua trajetória política em 1976, quando foi eleita vereadora pela primeira vez. Ao longo de sua carreira, exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Porto Alegre, representando diferentes siglas partidárias, entre elas a ARENA, PDS, PFL e PTB. Durante seu período no legislativo municipal, destacou-se pela defesa da inclusão e acessibilidade, tornando-se uma das principais vozes na criação de leis que beneficiaram pessoas com deficiência na capital gaúcha.

Uma das maiores contribuições de Bernadete foi a cofundacção da Associação de Pessoas Cegas e com Baixa Visão do Rio Grande do Sul (Acergs), instituição que declarou três dias de luto em sua homenagem. Ela também atuou como presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo da entidade, reforçando seu compromisso com a comunidade cega e a inclusão social.

Homenagens e Despedida

O legado de Bernadete Vidal é reconhecido por diversas instituições e lideranças políticas. Seu trabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre e seu ativismo na Acergs foram fundamentais para avanços nas políticas públicas voltadas à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.

O velório de Bernadete ocorrerá na quarta-feira, 19 de fevereiro, das 7h30 às 11h30, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Familiares, amigos e admiradores terão a oportunidade de prestar suas últimas homenagens à mulher que, com coragem e dedicação, transformou sua deficiência em um instrumento de luta por um mundo mais inclusivo.

FONTE/CRÉDITOS: Redação Trinoo - Marcos Medeiros
Reporter Medeiros

Publicado por:

Reporter Medeiros

Jornalista e assessor de comunicação, com atuação em produção de conteúdo informativo, institucional e sindical. Desenvolve reportagens e projetos estratégicos com foco em credibilidade, transparência e responsabilidade social.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp PoaNews
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR