Em agenda realizada nesta semana, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) recebeu em seu gabinete o administrador da Sociedade Médica de Camaquã, Rogério Barbosa, idealizador do inovador projeto Museu da Memória Médica. A visita foi intermediada pelo assessor parlamentar Cláudio Lesnik, entusiasta da valorização da cultura e das raízes regionais.
O projeto tem como proposta criar um espaço permanente para homenagear médicos que marcaram época no município de Camaquã e região, além de preservar documentos, instrumentos, fotos e registros históricos da trajetória da saúde pública local. A proposta vai além da exposição museológica: trata-se de um centro cultural com ênfase na educação, memória e valorização profissional.
Segundo Rogério Barbosa, o museu será voltado especialmente para estudantes, famílias e a comunidade, com o intuito de fortalecer a identidade local e fomentar o turismo cultural. “Queremos inspirar as novas gerações, resgatar a memória e oferecer um espaço de aprendizado”, destacou.
Pedro Pereira, que é médico e defensor histórico do SUS e da saúde pública no Rio Grande do Sul, afirmou total apoio à iniciativa. “Como médico e deputado, coloco-me à disposição para apoiar, intermediar e contribuir com esse projeto pioneiro. Ele valoriza nossa história e reforça o compromisso com a saúde e a educação”, disse o parlamentar.
A iniciativa é vista como uma ação exemplar que poderá servir de modelo para outras cidades do interior gaúcho, reunindo saúde, cultura e cidadania.
