Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Geral

Marcelo Maranata é reeleito presidente da GRANPAL

Prefeito de Guaíba seguirá à frente da entidade com foco em educação, saúde e mobilidade urbana

Reporter Medeiros
Por Reporter Medeiros
Marcelo Maranata é reeleito presidente da GRANPAL
Durante sua gestão à frente da GRANPAL, Maranata pretende focar em pautas fundamentais para o desenvolvimento da Região Metropolitana.Foto/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), foi reeleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) na manhã desta segunda-feira (31). A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos prefeitos da Região Metropolitana, realizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

A votação aconteceu antes do tradicional Almoço Metropolitano, encontro que debate temas estratégicos para o desenvolvimento das cidades da região. O evento contou com a participação de Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul, e Anna Penido, diretora do Centro Lemann. As palestrantes abordaram a importância da equidade na educação básica, destacando a necessidade de investimentos e políticas públicas voltadas à aprendizagem inclusiva.

Durante sua gestão à frente da GRANPAL, Maranata pretende focar em pautas fundamentais para o desenvolvimento da Região Metropolitana. Na área da educação, ele defende que crianças em fase de alfabetização tenham acesso ao mesmo conteúdo pedagógico e livros, mesmo em caso de mudança de município dentro da região, garantindo continuidade no aprendizado.

Publicidade

Leia Também:

A saúde também será uma prioridade, especialmente diante dos desafios gerados pela redução de repasses aos hospitais após a implementação do Programa Assistir. O prefeito destaca a necessidade de ampliar as vagas hospitalares e reforçar o diálogo com a Secretaria da Saúde para encontrar soluções.

Outro tema crucial é a mobilidade urbana e infraestrutura, com a GRANPAL buscando melhorias que atendam às necessidades da população metropolitana. Além disso, a associação pretende intensificar o uso de consórcios e economia de escala, promovendo compras conjuntas, como medicamentos, para reduzir custos das prefeituras.

A assistência social também estará no foco da gestão, abordando questões como moradores de rua e transporte, visando soluções integradas para esses desafios.

Com a reeleição, Maranata reforça seu compromisso em liderar a GRANPAL, promovendo parcerias e estratégias que beneficiem os municípios e a população da Região Metropolitana de Porto Alegre.

FONTE/CRÉDITOS: Redação Trinoo - marcos Medeiros
Reporter Medeiros

Publicado por:

Reporter Medeiros

Jornalista e assessor de comunicação, com atuação em produção de conteúdo informativo, institucional e sindical. Desenvolve reportagens e projetos estratégicos com foco em credibilidade, transparência e responsabilidade social.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp PoaNews
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR