O Teatro Unisinos se consolida como um dos grandes palcos do 27º Porto Verão Alegre, reunindo, nos próximos dias, atrações que transitam entre o humor consagrado, o teatro clássico em linguagem contemporânea e a música autoral gaúcha. Até o dia 6 de fevereiro, o espaço recebe o espetáculo Se Meu Ponto G Falasse, referência da comédia teatral no Rio Grande do Sul, os monólogos de Shakespeare interpretados por Thiago Lacerda e a estreia da nova turnê de Duca Leindecker.
O Porto Verão Alegre segue movimentando a capital gaúcha até o dia 8 de fevereiro, com uma programação diversa de teatro, música e dança espalhada por 17 espaços culturais da cidade. Localizado no bairro Boa Vista, o Teatro Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600) é um dos destaques desta edição, reunindo atrações que dialogam com diferentes públicos e gerações.
Humor que atravessa o tempo
Nesta semana, o palco recebe Se Meu Ponto G Falasse, espetáculo que completa 29 anos em cartaz e se tornou um verdadeiro fenômeno da comédia teatral gaúcha. Com sessões nos dias 29 e 30 de janeiro, às 20h30, a montagem apresenta a trajetória de duas mulheres comuns que atravessam as transformações sociais, afetivas e profissionais vividas pela mulher do século XX.
Assinada por Júlio Conte, em parceria com Heloísa Migliavacca e Patsy Cecato, a peça ganha nova leitura com elenco renovado, agora estrelado por Bruna Eltz e Dedé Leitão, representantes da nova geração do teatro gaúcho, mantendo a essência do texto com uma abordagem atual e próxima do público contemporâneo.
Shakespeare em diálogo direto com o público
Na última semana do festival, o Teatro Unisinos recebe Thiago Lacerda com o espetáculo Quem está aí? – Monólogos de Shakespeare. Em apresentações nos dias 3 e 4 de fevereiro, às 20h30, o ator conduz o público por momentos emblemáticos de Hamlet, Medida por Medida e Macbeth, revelando, em uma encenação intimista, as contradições, conflitos e emoções dos personagens shakespearianos.
A montagem propõe uma experiência de proximidade entre ator e plateia, onde até os personagens mais sombrios expõem suas verdades. A sessão do dia 4 de fevereiro contará com audiodescrição, reforçando o compromisso do festival com a acessibilidade.
Música, poesia e novos caminhos
Encerrando a programação do Teatro Unisinos no Porto Verão Alegre, Duca Leindecker apresenta a estreia da turnê Tudo que se tem, nos dias 5 e 6 de fevereiro, às 20h30. Sete anos após seu último álbum de inéditas, o artista lança um trabalho gravado durante o período em que viveu nos Estados Unidos, reunindo canções que preservam a identidade poética e musical que marcou sua trajetória à frente da Cidadão Quem e do projeto Pouca Vogal.
A sessão do dia 6 de fevereiro também contará com audiodescrição.
Um palco que celebra a diversidade cultural
Ao longo desta edição, o Teatro Unisinos já recebeu nomes e espetáculos emblemáticos, como Bailei na Curva, presença histórica no festival, além de shows de Chimarruts, Maskavo e Graforréia Xilarmônica, reafirmando o espaço como um ponto de encontro entre diferentes linguagens artísticas e públicos.

Comentários: