Os deputados da Comissão Especial pela Equidade dos Serviços Hospitalares vão reunir os diretores de hospitais da Região Metropolitana nesta quinta-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa, para discutir a crise na saúde pública. O encontro ocorre em meio a relatos de superlotação nas emergências e demora no atendimento em diversas unidades hospitalares.
A audiência pública também contará com a presença de entidades médicas e secretários municipais de Saúde. Em Porto Alegre, mais de 200 mil pessoas aguardam para serem chamadas na rede básica.
O relator da Comissão, deputado Dr. Thiago Duarte (União Brasil), afirmou que o objetivo é avaliar as falhas no sistema e encontrar caminhos para melhorar os serviços oferecidos à população. “Buscamos uma solução para esse problema crônico que atinge o cidadão. Não pode um paciente esperar mais de 20 horas numa emergência, como já aconteceu em Porto Alegre. Precisa ter horários alternativos nos postos e conseguir recursos com uma tabela do SUS reajustada”, destacou o parlamentar.
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, também participará da audiência. Ele irá apresentar a experiência paulista com a criação de uma nova tabela do SUS que permitiu viabilizar a rede hospitalar local.
A expectativa é que a audiência pública traga encaminhamentos concretos para enfrentar os gargalos da saúde na Região Metropolitana.
