No último dia 17 de setembro de 2025, aconteceu o Primeiro Seminário PREVCAM, em Camaquã, voltado para servidores estatutários municipais. O encontro teve como tema central “Como planejar sob as Regras da Lei Complementar 58/2023”, reunindo especialistas e lideranças locais para discutir os impactos da legislação no futuro previdenciário da categoria.
O evento foi realizado no Salão da ASSOMUCA, às 17h30, e contou com palestra do Professor Eugélio Luis Müller, mestre em Direito Previdenciário e Diretor da PREVCAM – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Camaquã.
Durante sua fala, Müller destacou a importância do acesso a informações seguras:
“Procure informações corretas, em que você possa confiar, para que, junto ao sindicato e ao Instituto de Previdência, consiga se programar e pensar na melhor forma de se aposentar”, afirmou.
A presidenta do SIMUCA, Carla Simone, reforçou o papel do sindicato na orientação da categoria:
“Quanto antes você olhar para a sua aposentadoria, mais organizado estará para o futuro. O sindicato está aqui para esclarecer os colegas com a verdade dos fatos”, destacou.
A Dra. Carine Schneider, da assessoria jurídica do SIMUCA e integrante do Escritório Forbrig e Peltz, frisou que o conhecimento da lei é essencial:
“Com as mudanças de 2023, o mais importante é que o servidor compreenda seus direitos e saiba que pode contar com o sindicato e sua assessoria jurídica”, afirmou.
O seminário foi marcado por momentos de reflexão e troca de informações, reforçando a necessidade de planejamento e de união da categoria diante das mudanças previdenciárias.
